quarta-feira, 18 de março de 2015

Falência do sistema prisional

Está aí outro grave problema brasileiro, além da corrupção política e empresarial, que faz tempo deixou de ser questão isolada dos Estados: o aumento da violência no país e a falência do sistema prisional. A expansão do mercado da droga ilícita está inserida nessa realidade.

O Rio Grande do Norte, principalmente a sua capital Natal, viveu nesta segunda-feira (16) um inferno de rebeliões em presídios e vandalismo em vias públicas com incêndios de ônibus, a exemplo do que já aconteceu em outras cidades brasileiras, apavorando a população.

Essa questão virou preocupação nacional que precisa de ações urgentes do governo federal e dos Estados para voltar ao controle e conter novas rebeliões orquestradas de dentro dos presídios sem segurança.

É evidente que não se resolve esse problema com apenas o uso da Força Nacional de Segurança enviada a cada Estado que entre em calamidade como o RN.

O povo brasileiro clama por muito mais e por ações, obviamente, que venham rápidas numa parceria do Ministério da Justiça e governos de Estados.

Do contrário, problemas como o das rebeliões de presos e aumento da violência urbana vão cada vez se avolumando sem soluções, recebendo apenas medidas emergenciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRAGÉDIA DA PANDEMIA

Com cerca de 300 mil mortos no Brasil pelo coronavírus, e um recorde em 24 horas de mais de 3.000 óbitos, a pandemia se tornou uma tragédia ...

MAIS VISITADAS