segunda-feira, 28 de maio de 2018

País sem opção

Depois de mais de um mês ausente, volto ao blog em meio a uma avalanche de coisas acontecidas e outras que acontecem no caminhar da vida. Estamos em fins de maio e muito rebuliço pelo país afora. Essa greve dos caminhoneiros, que dizem ser também das transportadoras, por causa dos frequentes aumentos do diesel, trouxe o retrato de um país em permanente crise político-administrativa, econômica e social.

Um país dividido, que não se encontra, de governantes desgastados, políticos desacreditados e povo sem quase mais esperança de melhoras a curto, médio e longo prazos. Mesmo com eleições gerais se aproximando, inclusive para a Presidência da República, falta-nos ainda quadros políticos confiáveis. Brasileiros e brasileiras marcham para o pleito eleitoral sem saber em quem votar.

O velho e tradicional sistema político viciado tenta resistir a todo custo. Não querem largar o osso, em que se alimenta de uma corrupção sistêmica. Mas não é do dia para noite que mudamos as coisas erradas, enraizadas na nossa cultura torta. Só o tempo é capaz de transformação. Importante mesmo para chegar lá é fazermos nossa parte no processo. Votar com critérios qualitativos.

Essa greve dos caminhoneiros, mostra-nos o quanto estamos em caminhos errados, apesar do medo do desabastecimento geral, do caos em que o Brasil mergulhou, mesmo sem ser a Venezuela, o tamanho do estrago que vamos enfrentar. Porém, não há transformações sem lutas. Governos priorizaram as rodovias no país e desprezaram as ferrovias. Está aí a falta que nos faz uma opção.

Nunca esqueci da minha infância, tempo em que os trens faziam o transporte de cargas e de passageiros. As estações ferroviárias eram um ponto de encontro e lazer nas cidades pequenas para esperar o horário do trem chegar ou partir. Já vai bem distante esse tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRAGÉDIA DA PANDEMIA

Com cerca de 300 mil mortos no Brasil pelo coronavírus, e um recorde em 24 horas de mais de 3.000 óbitos, a pandemia se tornou uma tragédia ...

MAIS VISITADAS