terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Reservatórios de água em baixa

Embora ainda não se fale oficialmente, corremos sério risco de um racionamento de energia. O nível dos reservatórios de água das hidrelétricas do Subsistema Sudeste/Centro Oeste está estado crítico.

Caiu de 40,1% para 37,6% desde o início de fevereiro. É o menor percentual para o período desde 2001, de acordo com dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Poi bem, naquele ano, quando foi determinado um racionamento de energia pelo governo federal, foram registrados, entre o fim de janeiro e o fim de fevereiro, índices de armazenamento entre 31,4% e 33,4%, respectivamente, na região – diz a notícia da Agência Brasil.

É o bastante para entender que estamos diante de nova ameaça de racionamento de energia, para evitar os blecautes que o país vem passando.

O Subsistema Sudeste/Centro Oeste é o principal, pois, concentra 70% da capacidade de armazenamento dos reservatórios do país. Desde 2002, o nível desse subsistema se mantinha sempre acima de 50%, o que não é o caso atual.

Ainda bem que nas outras regiões, o nível dos reservatórios sobem gradativamente. No Nordeste, está em 42,78%; no Sul, 48,72%; e no Norte, atinge 69,28%.

Talvez essas regiões nos salve de passar por um regime de racionamento de energia, uma vez que o país tem também as termelétricas como suporte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRAGÉDIA DA PANDEMIA

Com cerca de 300 mil mortos no Brasil pelo coronavírus, e um recorde em 24 horas de mais de 3.000 óbitos, a pandemia se tornou uma tragédia ...

MAIS VISITADAS