terça-feira, 28 de junho de 2016

É São Pedro, gente!

joseaeciocosta.blogspot.com

Estamos aí na véspera do São Pedro. O dia mesmo é 29 de junho, quando são realizados os últimos arraiais dos festejos juninos. Vamos, portanto, aproveitar a boa canjica, a pamonha e o milho assado ou cozido.

Depois a gente vai pra balança e vê quantos quilinhos ganhou para descontar correndo na esteira dos exercícios físicos da semana. Se bem que, comendo pouquinho, não altera muito a dieta do emagrecimento.

O São Pedro e o São João são as maiores festas juninas do Nordeste. Hoje a tradição embora se mantenha, já não é tão forte como no passado das fogueiras de lenhas interioranas.

Fogueiras ou lanternas com cores festivas eram vistas em frente às casas lá no interior nordestino, quando a criançada se divertia em meio à queima de fogos juninos.

Existiam alguns fogos são para crianças vendidos em barracas de ambulantes nas feiras livres, como hoje ainda é encontrado, até mesmo em locais das grandes e pequenas cidades.

São os traques, chuvas de prata, estrelinhas e chumbinho junino, por aí, que faziam a alegria da garotada. Ah, que tempo bom que se foi de uma festa matuta inesquecível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRAGÉDIA DA PANDEMIA

Com cerca de 300 mil mortos no Brasil pelo coronavírus, e um recorde em 24 horas de mais de 3.000 óbitos, a pandemia se tornou uma tragédia ...

MAIS VISITADAS