domingo, 7 de julho de 2013

Mascarando a realidade

Essa história do governo brasileiro importar médicos estrangeiros para o Brasil é equivocada. Dá a impressão de querer mascarar a realidade, desviando o foco da verdadeira questão.

O problema está claro que não é propriamente de falta de profissionais para exercer a medicina. Basta ver a situação da rede hospitalar em Natal e no restante do Estado.

Ora, estamos diante de uma crise na saúde pública que rola há tempo, não por falta de médicos mas sim de estrutura hospitalar para atender a demanda do dia a dia.

Agora mesmo, temos um exemplo dessa situação noticiado pelos jornais locais, em que uma equipe de médicos cardiologistas do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel pediu demissão do contrato.

E sabem por quê? Porque o maior hospital de urgência e emergência do Rio Grande do Norte não oferece condições de trabalho para os cardiologistas exercerem seu ofício.

Mas está aí a revista semanal ISTOÉ defendendo a proposta do governo Dilma Rousseff de importar médicos estrangeiros para áreas isoladas do país  e periferias das regiões metropolitanas.

É fingir desconhecer a nossa realidade e se posicionar claramente a favor do governo, sabe-se lá quais as razões ou conveniências inconfessáveis.

O Brasil tem médicos sim, o que falta é pagar salários justos, e dar condições aos profissionais de exercerem sua função nas unidades hospitalares do país, como é o caso aqui do Rio Grande do Norte. 

2 comentários:

  1. Vejo a saúde há muito tempo como um doente terminal, assim comoi a educação. Precisamnos realmente de políticas públicas ousadas, com muita vontade de fazer alguma coisa pelos cidadãos. Falta de tudo dentro de um Hospital, de um simples álccol para uma higîene a seringas para uma simples aplicação de uma injeção para atendimento de uma emergência...É lamentável! Realmente querem fazer mais uma vez o povo de idiota.Pelo menos no RJ o que se vê é triste, quem não tem um plano de saúde-bom, fica realemnte dependendo apenas da ajuda divina.Espero que com tantas mobilizações voltadas para tantos descasos com toda a população, os políticos pensem um pouquinho mais no povo.

    ResponderExcluir
  2. É isso aí Sandra! Vc colocou bem a questão nossa do momento. Aliás, duas mais urgentes: saúde e educação.

    ResponderExcluir

TRAGÉDIA DA PANDEMIA

Com cerca de 300 mil mortos no Brasil pelo coronavírus, e um recorde em 24 horas de mais de 3.000 óbitos, a pandemia se tornou uma tragédia ...

MAIS VISITADAS