quarta-feira, 4 de outubro de 2017

SAÚDE Desassistidos e entregues à sorte

Publicado também por
FOCO NORDESTE

É incrível que a saúde pública no Brasil e, particularmente, aqui em Natal, capital do Rio Grande do Norte, tenha chegado a esse nível de desassistência e desespero. A notícia nos diz que "Sem transplante de medula há um ano, 20 crianças morreram à espera de tratamento", do portal G1RN.

O pior está lá como resposta a esse drama para quem busca assistência na saúde pública potiguar: a Secretaria de Estado, responsável pela pasta, diz que não existe prazo para retomar a oferta. Santo Deus, que tempos estamos vivendo com a falência do poder público.

Mas o que mais deixa indignado os que testemunham essa tragédia infantil no Estado é a falta de uma perspectiva que traga alento à crise, enquanto políticos correm atrás de malas e caixas de dinheiro, tramam o jogo sujo às escondidas e negociam por aí seus interesses próprios.

O Rio Grande do Norte está há cerca de um ano sem realizar transplante de medula óssea,  que levou a óbito 20 crianças nesse período. Esperavam um tratamento para doenças como leucemia, que o governo do Estado e as autoridades deste país se mostraram incapazes de dar a assistência.

Agora, coloque-se qualquer um de nós em tal situação, sem ter para onde apelar mais, por falta de recursos, a não ser para seu direito constitucional e dever do Estado? Políticos de todos os matizes merecem uma resposta dura no pleito de 2018.

As urnas devem dizer claramente, que eles (ou elas) são eleitos para fazer cumprir a Constituição e trabalhar, acima de tudo, pelo bem comum e não para se locupletarem, ou realizar apenas ações populistas como forma de se reeleger na próxima eleição.

Mais lamentável é que, muitos desses pacientes infantis ainda se agarravam a um fio de esperança, pois já dispunham de doadores de medula. No entanto, o Estado falhou e não fez a sua parte.

Triste o drama dessas famílias potiguares!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRAGÉDIA DA PANDEMIA

Com cerca de 300 mil mortos no Brasil pelo coronavírus, e um recorde em 24 horas de mais de 3.000 óbitos, a pandemia se tornou uma tragédia ...

MAIS VISITADAS