quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Bancos permanecem sem limites

Por mais que o governo Michel Temer e seu ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, esforcem-se para mostrar que a taxa básica de juros Selic anda em seu patamar histórico mais baixo, 6,75% ao ano, tal animação e alegria não chegam aos clientes de bancos.

Além das taxas do cheque especial e dos cartões de crédito, até outras taxas de serviços bancários sobem um absurdo para se manter, a exemplo de uma simples conta no banco para receber o salário. Como se pode dizer que a economia está melhor desse jeito?

As taxas do cheque especial e dos cartões de crédito andam nas alturas como sempre, para lá de 300% ao ano, é como se nada tivesse acontecendo na política econômica do governo. Quem manda no mercado são os bancos que fazem o que bem querem.

Em lugar nenhum do mundo é assim, mas aqui no Brasil tem sido como esses donos do dinheiro entendem e nenhum governo limita esse abuso de lucros astronômicos. Os banqueiros passam ao largo de qualquer crise econômica, que chova ou faça sol.

O ministro Meirelles, que quer ser candidato a presidente da República, e é um representante dos banqueiros no Poder, acha que fez milagres na economia brasileira. Enche a boca para dizer que a economia vai de vento em popa e estamos no melhor dos mundos.

Henrique Meirelles, sem dúvida, teria meu voto se ele fizesse alguma coisa para tornar decente, civilizadas e justas, as taxas dos bancos que ele defende. Não fez nada até aqui nesse sentido e nem fará, porque não é essa sua missão em favor do Senhor Mercado para ter apoio.

Por que tem de ser assim no Brasil? Cada um defendendo apenas seus interesses egoístas e ninguém se importando com o país propriamente dito? Falta a nação aprender a votar e ter vergonha, não se deixando enganar pelos falsos profetas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRAGÉDIA DA PANDEMIA

Com cerca de 300 mil mortos no Brasil pelo coronavírus, e um recorde em 24 horas de mais de 3.000 óbitos, a pandemia se tornou uma tragédia ...

MAIS VISITADAS