quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Para o bem da saúde

Importante esse acordo que vigora entre o Ministério da Saúde e a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia) para reduzir a quantidade de sódio em produtos industrializados.

São laticínios, embutidos e sopas prontas que agora entraram no controle desse  entendimento, porque o consumo elevado do sódio é um dos causadores da hipertensão arterial.

Vale informar que essa medida já vem de algum tempo, pois já está no quarto acordo, conforme registra o noticiário da Agência Brasil nesta terça-feira, 5 de novembro.

Outro detalhe é que assim se chega a 16 o número de grupos alimentares incluídos. Fico contente em saber que a meta nacional avança e deve chegar a retirar 28 mil toneladas de sódio até 2020 dos alimentos.

Saiba você que o sódio está presente no sal de cozinha e é muito comum em alimentos industrializados, para dar sabor e mantê-los conservados. É geralmente alta a quantidade usada.

"Muitos produtos têm muito sal e as pessoas nem sabem". É bem verdade o que diz o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Basta que você dê uma olhadinha nas informações nutricionais das embalagens.

"São produtos que, cada vez mais, entram na alimentação das pessoas, estão no refeitório do trabalho e na merenda escolar", acrescentou o ministro em sua declaração.

A medida adotada  – é claro – contribui para uma dieta mais controlada de sódio nos alimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRAGÉDIA DA PANDEMIA

Com cerca de 300 mil mortos no Brasil pelo coronavírus, e um recorde em 24 horas de mais de 3.000 óbitos, a pandemia se tornou uma tragédia ...

MAIS VISITADAS