sexta-feira, 21 de julho de 2017

ACADEMIAS O propósito até que é nobre

Depois que me submeti a uma cirurgia e tive que passar meses em recuperação fora das academias de musculação, fui voltando aos poucos às minhas caminhadas na praça. Até que chegou o tempo de retornar às atividades físicas mais intensas.

Antes de voltar à antiga academia próxima de onde moro, resolvi manter minhas caminhadas e fazer os exercícios físicos na Academia da Terceira Idade da praça central aqui do bairro. Fui ficando por lá, fazendo amizades, e até este mês de julho não voltei à academia de antes e nem nenhuma outra.

O problema é que senti pela própria experiência que essas academias da terceira idade (ATIs), também conhecidas por academias ao ar livre, pois são frequentadas por pessoas de todas as idades,  faltam uma complementação indispensável. Trata-se do profissional orientador dos exercícios.

Usar equipamentos sem que você saiba fazer correto o treinamento e sem saber qual a finalidade é um risco físico para a saúde. Além de que antes de qualquer exercício, até mesmo as caminhadas, devemos passar por consulta médica que vai nos dizer se estamos realmente em condições.

Todos nós, reconhecemos o bom propósito das prefeituras que instalam essas academias, contudo, pecam pela falta complementar das outras ações que deveriam acompanhar.

A rigor, eu só me dei conta de que faltam essas medidas complementares, quando surgiu na ATI da praça, daqui do bairro de Neópolis, zona sul natalense, um professor de educação física aposentado.

Tem sido com muita boa vontade que o veterano professor vai nos ensinando a usar adequadamente cada equipamento e alertando para o risco quando fazemos de forma errada.

Pesquisei no Google o assunto e por lá encontrei artigos que tratam do tema e que focam as falhas dessas prefeituras, como a de Natal, ao instalar tais academias públicas.

Quer dizer, não é só inaugurar a academia com seus equipamentos e deixar à mercê da sorte de cada um, como a dizer: está aí, quem quiser que se vire!  É preciso tornar a obra completa.

Graças a Deus houve coincidência de horário e disposição do veterano professor a nos dar uma mãozinha todas manhãs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRAGÉDIA DA PANDEMIA

Com cerca de 300 mil mortos no Brasil pelo coronavírus, e um recorde em 24 horas de mais de 3.000 óbitos, a pandemia se tornou uma tragédia ...

MAIS VISITADAS