segunda-feira, 31 de julho de 2017

POLÍTICA Tempos vergonhosos

Que tempos vivemos. Não confundam alhos com bugalhos, como diz o ditado surrado. Hoje se faz politicagem em vez de política, o que confunde, mas é diferente. Fui ver no dicionário definições e li artigos que tratam do assunto. Extrai isso aqui para bem definir.

A política é na verdade "a arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados", enfim, "aplicação desta arte aos negócios internos da nação (política interna), ou aos negócios externos (política externa)".

Já a politicagem é uma "política de interesses pessoais, de troca de favores, ou de realização insignificantes". É o inverso da política pelo bem comum. Tá ligado, agora?

Então, o que se faz hoje em dia, quando o governo Michel Temer (PMDB) com apenas 5% de aprovação vira as costas para a nação e com o poder nas mãos passa a agir em interesse próprio para se manter na Presidência? É claro que isso se converteu em politicagem.

E da pior forma porque não se importa com interesses maiores do país, mas cuida tão somente das ambições individuais, custe o que custar à nação, atraindo parlamentares do Congresso na compra de votos por meio de emendas e cargos para ficarem do lado do governo.

Foi para o espaço o comprometimento político, a honra, a dignidade. Enfim, o valor da democracia.

A rigor, governo e Congresso governam desvinculados da nação, voltados para seus próprios interesses mesquinhos, vergonhosos e frustrantes. Cadê o pudor, a moral e a ética da política?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRAGÉDIA DA PANDEMIA

Com cerca de 300 mil mortos no Brasil pelo coronavírus, e um recorde em 24 horas de mais de 3.000 óbitos, a pandemia se tornou uma tragédia ...

MAIS VISITADAS