domingo, 20 de outubro de 2013

Mudança no fuso horário

Quase verão: relógio adiantado
(Foto Agência Brasil)
Começou desde zero hora deste domingo, 20 de outubro, o horário de verão 2013/2014 que vai até 16 de fevereiro, para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Ficam de fora o Norte e o Nordeste.

É uma forma de maior aproveitamento da luminosidade do dia e de economia de energia ao menos nessas três regiões que são obrigadas a adotar o tal horário todo ano, adiantando o relógio em uma hora.

Com isso, é claro, o fuso horário entre as regiões brasileiras ficam diferentes no decorrer desse período.

O governo assegura que a adoção do horário de verão evitará a necessidade de mais investimentos na geração e transmissão de energia, assim como o acionamento das usinas térmicas.

Nas contas do Ministério de Minas e Energia se faz aí uma economia de 4,6 bilhões de reais em investimentos e mais 400 milhões evitando-se o funcionamento das usinas.

Soube pelo noticiário da Agência Brasil que, aqui no Brasil, o horário de verão foi instituído pela primeira vez no verão de 1931 para 1932 pelo então presidente Getúlio Vargas.

Na temporada 2012/2013 a economia de energia atingiu 4,5% no período de pico em relação à carga total.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRAGÉDIA DA PANDEMIA

Com cerca de 300 mil mortos no Brasil pelo coronavírus, e um recorde em 24 horas de mais de 3.000 óbitos, a pandemia se tornou uma tragédia ...

MAIS VISITADAS