quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

A poderosa Fifa pode tudo

Parece até que a Fifa diz assim: se quer a realização da Copa do Mundo aí tem que ser do meio jeito. E é mesmo como seus dirigentes querem, o que prova com o que acabamos de ouvir na televisão.

Aqui no Brasil é proibido por lei a venda e o consumo de bebidas alcoólicas nos estádios. Todo mundo sabe disso e não se discute mais - ou não? Mas este ano a lei não vale para a Copa.

O deputado estadual José Adécio (DEM), do partido da governadora Rosalba Ciarlini, certamente achando que se a Fifa pode liberar, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte poderia também, enganou-se.

Ele entrou com projeto de lei  autorizando a venda e o consumo de bebidas alcoólicas  nos estádios daqui do Estado e teve o projeto vetado pela governadora sob o argumento de que é inconstitucional.

Quer dizer, então, que é inconstitucional para nós aqui, mas para a Fifa a tal lei é rasgada. Não é que eu seja a favor da liberação, só entendo que, se existe uma lei, ela deve ser cumprida por todos, sem exceção.

Sabe-se muito bem por que houve essa proibição nos estádios brasileiros. A venda e o consumo de bebidas alcoólicas em estádios pode trazer mais problemas de violência entre torcidas.

No entanto, os dirigentes da Fifa com os olhos crescidos para cima dos patrocínios milionários da Copa têm uma só visão: a do lucro astronômico com a realização do megaevento esportivo.

A questão da segurança pública nos estádios ou fora deles - ah! - não cabe à entidade, e sim ao país e aos Estados. Que cuidem disso - e estamos conversados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRAGÉDIA DA PANDEMIA

Com cerca de 300 mil mortos no Brasil pelo coronavírus, e um recorde em 24 horas de mais de 3.000 óbitos, a pandemia se tornou uma tragédia ...

MAIS VISITADAS