quarta-feira, 27 de setembro de 2017

ECONOMIA Gás de cozinha em alta

A população brasileira parece até indiferente ao que acontece no país. Está aí, desde esta terça-feira (26/9), mais um aumento do gás de cozinha, mas ninguém está nem aí.

Não vejo mais as donas de casa saírem reclamando de preço nenhum, nem muitos menos os chefes de família. Donos de carros ainda esboçam alguma reclamação assim que a gasolina sobe de preço.

Mas agora foi o botijão do gás de cozinha, que subiu mais vez, reajuste de 6,9%, encarecendo o consumo doméstico. É o segundo aumento em menos de um mês.

Isso quer dizer que cozinhar em casa, no restaurante e aonde mais se servir uma refeição ficará mais caro. O diabo é que só se fala hoje é da nova inflação em declínio, segundo a orquestração da mídia.

O tomate até já virou o mocinho da nova fase da economia sem inflação. Antes, quando os tempos eram outros, fala-se mesmo era do vilão que podia ser o aumento, por exemplo, dos combustíveis.

No entanto, atualmente com o deus-mercado dominando a economia, parece que nenhum produto influencia mais nos índices inflacionários aferidos pelos institutos.

Será mesmo que o tomate, o feijão carioca, o açúcar e o leite longa vida influenciam mais a inflação do que os combustíveis aumentando? Até porque a carne não baixou de preço.

Isso me remete a um passado distante em que governo influenciava os institutos a expurgar itens de produtos na aferição da inflação. Isto aqui é Brasil.

Desculpem a ignorância, mas se ocorreu no passado tal expurgo, por que não duvidar agora? O clima em torno da inflação hoje é de festa, enquanto preços pipocam por aí afora.
__________
Fatos e Notas: ECONOMIA Inflação de primeiro mundo: Saí para o supermercado neste primeiro sábado da primavera, mais alegre que mendigo de ray-ban, como manda a estação do ano. A alegri...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRAGÉDIA DA PANDEMIA

Com cerca de 300 mil mortos no Brasil pelo coronavírus, e um recorde em 24 horas de mais de 3.000 óbitos, a pandemia se tornou uma tragédia ...

MAIS VISITADAS