terça-feira, 12 de agosto de 2014

Cinemas de rua

ESVAZIAMENTO Hoje são poucos nas cidades
Li na semana passada em O Globo que só 16 cinemas de rua resistem aos tempos na cidade do Rio de Janeiro. Nos anos 60, por exemplo, a capital dos cariocas chegou a dispor de 198 cinemas. No entanto, com a chegada dos shoppings o cinema de rua perdeu público para esses empreendimentos.

Hoje, em cidades como Natal, não se tem mais sequer um só cinema de rua, todos agora estão nos shopping centers, onde as redes de cinemas agora se instalam com mais conforto e modernidade, deixando para trás um tempo que se guarda nas lembranças do passado.

Fui muito a cinema de rua aqui em Natal, que só no Centro da cidade, contava com três bons cinemas: o Nordeste, o Rex e o Rio Grande. Lembro-me ainda de outros dois que existiam no bairro do Alecrim, como o popular São Pedro e outro que se chamava São Luiz.

Desses só não frequentei o São Pedro que era mais antigo. Os demais fui a todos no meu tempo de menino e depois na adolescência. Era um frequentador assíduo, desses que até na semana, deixava de estudar e não perdia um filme que me atraísse pelos cartazes e título expostos em vitrine na frente do prédio.

A propósito de nesta segunda-feira, 11 de agosto, ter sido comemorado o dia do estudante, lembro-me que na época tínhamos direito a assistir filmes sem pagar. Hoje quase nem se fala mais nesta data de outrora, em que estudante gozava de privilégios ao menos em seu dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRAGÉDIA DA PANDEMIA

Com cerca de 300 mil mortos no Brasil pelo coronavírus, e um recorde em 24 horas de mais de 3.000 óbitos, a pandemia se tornou uma tragédia ...

MAIS VISITADAS