segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Gargalo na educação

Está aí um gargalo da educação brasileira que chama atenção: entre os jovens mais pobres do país, menos de um terço conclui o ensino médio no Brasil, conforme reportagem da BBC Brasil. Essa questão voltou a ser evidenciada em consequência de relatório do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Daí se conclui pela reforma do currículo escolar como saída para aumentar o interesse dos jovens pelo ensino médio. Atualmente, adolescentes que frequentam o curso médio se mostram pouco estimulados pelos estudos, muitos deles cursando séries atrasadas, o que é bem verdade.

E por quê? – perguntaria qualquer pessoa interessada no problema. Ora, porque ainda hoje apesar de um currículo escolar extenso, ele é desconectado da realidade, com aulas excessivamente teóricas e incapazes de suprir deficiências anteriores dos alunos, segundo especialistas da educação.

Isso leva ao desinteresse e à evasão escolar dos adolescentes que precisam sobretudo de estímulos para avançar em seus estudos. Pois bem, tal questão nos remete a outra ainda mais grave: muitos desses jovens, sem ter o que fazer,  vão parar na escola do crime – penso aqui com meus botões.

A sociedade deve pressionar governos por mais investimentos em educação como principal alternativa para o desenvolvimento e combate à criminalidade dos jovens. Precisamos de boas escolas em tempo integral e com atividades esportivas para motivar essa população, de forma a ocupar todo o tempo disponível dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRAGÉDIA DA PANDEMIA

Com cerca de 300 mil mortos no Brasil pelo coronavírus, e um recorde em 24 horas de mais de 3.000 óbitos, a pandemia se tornou uma tragédia ...

MAIS VISITADAS