sábado, 21 de dezembro de 2013

Exemplos que vêm de fora

A violência daqui do Rio Grande do Norte, que aumenta os índices da criminalidade, crescem já há um bom tempo, porém piorou muito no governo atual. São cerca de três anos sem resultados satisfatórios.

No entanto, estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) demonstra que Estados brasileiros com os mesmos problemas vêm conseguindo reduzir e manter sob controle a violência urbana.

É o Nordeste, contudo, onde essas estatísticas mais aparecem com essa questão, preocupando a todos nós.

Só nos últimos dez anos, as taxas de homicídios acentuadas foram constadas em 14 Estados do país, dos quais seis aumentaram 100%, sendo a maioria na região nordestina, conforme deu na coluna de Ancelmo Góis, de O Globo.

Tem jeito isso?  É claro que sim. Tanto é que sete outros Estados apresentaram queda nas mesmas taxas no período de uma década estudado pelo Ipea.

O caso que mais chamou atenção foi o de São Paulo que teve queda de 66,6% na taxa de homicídios. Para o Ipea, segundo o colunista, trata-se de um êxito internacional, comparável a Bogotá e Nova York.

Também o Rio de Janeiro vem conseguindo baixar essa taxa, com uma substancial diminuição de 35,4% no período de dez anos. Por que não seguir aqui no RN os exemplos de outros Estados?

Enquanto não, o crime violento se transporta dos municípios da região metropolitana da Grande Natal para até mesmo cidades pequenas do interior potiguar, intranquilizando populações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRAGÉDIA DA PANDEMIA

Com cerca de 300 mil mortos no Brasil pelo coronavírus, e um recorde em 24 horas de mais de 3.000 óbitos, a pandemia se tornou uma tragédia ...

MAIS VISITADAS