quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Questões do transporte coletivo

Uma nota das empresas do transporte coletivo urbano nos meios de comunicação chamou-me atenção por duas questões, no mínimo discutíveis, envolvendo os dois lados: setor empresarial versus governos.

A primeira questão é que a nota fala em defasagem no preço das passagens de ônibus que já se arrasta há cerca de três anos, mantendo-se até aqui o mesmo valor.

Pois bem, se de fato são três anos, enquanto neste período as empresas tiveram seus custos aumentados, e ainda seguram o mesmo valor das passagens, prova que havia aí à época um preço excessivo.

Ora, se em três anos as empresas ainda sustentam esse valor, de 2,20 reais a tarifa, é obvio que existia no início do preço reajustado muita gordura a ser queimada no decorrer de um longo tempo.

Mesmo que hoje os empresários falem em desmantelamento do sistema de transporte urbano como consequência, implicando na redução do número de veículos e de viagens nas linhas.

A segunda questão é a do lado oficial, em que as empresas denunciam que a tarifa foi mantida sob promessas de isenção fiscal dos governos municipal e estadual que nunca foram cumpridas.

Se isso é verdade, é claro, que os gestores públicos estão apenas empurrando o problema com a barriga, para que em mais dias, menos dias a questão estoure no colo de algum gestor.

E aí teremos, talvez, a inviabilização em definitivo do sistema de transporte coletivo em Natal, pois, como diz a própria nota, nenhum setor concessionário privado se manterá numa atividade sem retorno.

Moral da história: nem tanto ao céu, nem tanto à terra. Busquemos ao menos meio termo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRAGÉDIA DA PANDEMIA

Com cerca de 300 mil mortos no Brasil pelo coronavírus, e um recorde em 24 horas de mais de 3.000 óbitos, a pandemia se tornou uma tragédia ...

MAIS VISITADAS