quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Frota tende a crescer menos

Certamente que o aumento da alíquota do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) significa vendas menores e, em consequência, a frota circulante de veículos crescerá menos.

É o que se pode esperar desse anúncio feito pelo governo da presidente Dilma Rousseff, que a partir de janeiro agora vai elevar a alíquota dos carros populares.

São aqueles de 1.000 cilindradas, e com tecnologia flex (álcool ou gasolina) que sobe o IPI de 2% para 3%, acabando com as facilidades da compra por um menor valor.

No entanto, o governo ainda dá uma colher de chá, porque essa alíquota subirá menos dos 3,5% previstos inicialmente, conforme lemos na imprensa. Então, preparem-se: o preço do carro zero vai subir.

Mas essa alíquota de 3%  vigorará até junho, quando então virá a pancada grande subindo para 7% que é a alíquota normal. Aí acabou em definitivo o bem bom: carros mais em conta.

Nosso caso aqui, é tratar apenas da questão dos carros, porque da mesma forma a alíquota do IPI dos móveis também está subindo.Até dezembro se mantém em 3,5% e em janeiro sobe para 4%.

O problema dos carros é que precisamos de menos veículos em circulação nas cidades e mais transporte de massa de qualidade para melhorar a mobilidade urbana dos nossos deslocamentos.

Aqui em Natal vem aí, a partir de maio de 2014, o veículo leve sobre trilhos (VLT), já anunciou a CBTU – Companhia Brasileira de Trens Urbanos. Mais linhas e trens modernos. Muito bom isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRAGÉDIA DA PANDEMIA

Com cerca de 300 mil mortos no Brasil pelo coronavírus, e um recorde em 24 horas de mais de 3.000 óbitos, a pandemia se tornou uma tragédia ...

MAIS VISITADAS