domingo, 18 de maio de 2014

O "bispo vermelho"

Deu Jornal do Brasil

BISPO Dom Hélder apelidado do "bispo vermelho"
A Arquidiocese de Olinda e Recife apresentou em uma reunião reservada o documento com assinatura de religiosos da regional, para iniciar o processo de beatificação de dom Hélder Câmara, liderança religiosa que se tornou referência na luta pela justiça social no Brasil e foi duramente perseguido durante a ditadura. Defensor de uma igreja mais voltada aos pobres, ficou conhecido durante o regime militar como o "bispo vermelho". O próximo passo da Arquidiocese deve ser recolher assinaturas no resto do país, para então solicitar a abertura do processo ao Vaticano.
_______
Opinião 

Esse eu conheci em vida e passei a admirá-lo não só por ter lido bons livros de sua autoria mas pela simplicidade como se apresentava e tratava a todos com atenção, respeito e humildade. Foi quando eu trabalhava como repórter do jornal Tribuna do Norte e fui deslocado algumas vezes para entrevistá-lo em suas vindas a Natal. 

Dom Hélder era desses que saia da reunião e conversava andando com o braço passado no repórter entrevistador, respondendo a todas as questões colocadas. Sem estrelismo ou mau humor, assim se portava todas vezes que fui procurá-lo. Até hoje nunca o esqueci.

Merece sim toda a homenagem não só da Igreja Católica da qual fez parte, como também de todos os brasileiros e brasileiras de forma geral. (JAC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRAGÉDIA DA PANDEMIA

Com cerca de 300 mil mortos no Brasil pelo coronavírus, e um recorde em 24 horas de mais de 3.000 óbitos, a pandemia se tornou uma tragédia ...

MAIS VISITADAS