terça-feira, 6 de maio de 2014

Primeiro em energia eólica

PARQUE EÓLICO Energia gerada pela força dos ventos
Muito em breve, de forma oficial, o Rio Grande do Norte deverá alcançar a primeira posição no ranking brasileiro de energia eólica, batendo o Estado vizinho do Ceará. É o que prevê o Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (conhecido pela sigla Cerne).

Por enquanto, oficialmente, o Ceará ainda é o líder em potência eólica instalada no Brasil e o Rio Grande do Norte é o segundo colocado. Hoje o Ceará tem 36 parques em operação e  um total de 893,24 MW (megawatts). O RN vem atrás com 736,75 MW e 29 parques eólicos.

Mas com a entrada em operação do Complexo União dos Ventos, com 169,6 MW, da empresa Serveng Energia, o RN alcançou atualmente 906,35 MW em potência eólica instalada num total de 39 parques. Então, falta apenas a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) atualizar esses dados.

Além disso, os dois Estados disputam a corrida para ver que alcança mais rápido o primeiro GW (gigawatts) em potência eólica. Isso deverá ocorrer a partir de 15 de maio para o RN com entrada em operação de novos parques; e 15 de junho o Ceará, segundo as previsões do Cerne.

Essa disputa é denominada de "corrida saudável" pelos especialistas do setor, já que os dois Estados vão se tornarem potências em um tipo de energia limpa, movida por ventos, o que é muito bom para qualquer país. É em outras palavras a chamada "indústria dos ventos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRAGÉDIA DA PANDEMIA

Com cerca de 300 mil mortos no Brasil pelo coronavírus, e um recorde em 24 horas de mais de 3.000 óbitos, a pandemia se tornou uma tragédia ...

MAIS VISITADAS