terça-feira, 17 de setembro de 2013

Menos turbulência na economia

Respiro mais aliviado ao saber que a economia brasileira já esteve pior e agora está mais calma pelas notícias que tivemos na semana passada. Embora que essa seja uma situação de momento.

Estamos melhor porque a atividade econômica caiu menos do que se esperava, conforme a gente houve os bambas no assunto dizer. A queda foi de 0,33%, segundo o índice do Banco Central.

Esse indicador é considerado uma prévia do Produto Interno Produto (PIB). A queda foi o terceiro recuo do índice, que mesmo assim mantém alta acumulada de 2,97% entre janeiro e julho.

Porém, o que surpreendeu mesmo foi que o comércio varejista cresceu 1,9% em julho, ante junho, maior resultado desde janeiro de 2012, apesar da queda de 2% na indústria.

O que incentivou esse desempenho do setor varejista no país teria sido a inflação baixa e o programa Minha Casa Melhor que financia móveis e eletrodomésticos para os beneficiários do Minha Casa, Minha Vida.

Por sua vez, a alta varejista influenciou o arrefecimento da queda da atividade econômica. Está aí as razões do comportamento econômico do momento. Uma coisa tem consequência em outra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRAGÉDIA DA PANDEMIA

Com cerca de 300 mil mortos no Brasil pelo coronavírus, e um recorde em 24 horas de mais de 3.000 óbitos, a pandemia se tornou uma tragédia ...

MAIS VISITADAS