quinta-feira, 3 de abril de 2014

Governo: acredita se quiser

Sabe aquele provérbio português bem conhecido que diz isso é o mesmo de "descobrir um santo para cobrir outro"? Pois bem, é o que faz agora o governo de Rosalba Ciarlini  em suas ações de desmonte deste Estado. Acaba de fechar leitos da UTI do hospital da Polícia Militar do RN para abrir no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel. Quer dizer não acrescentou nada. É o mesmo que trocar seis por meia dúzia.

Ora, o que este nosso sofrido Rio Grande do Norte precisa é de mais leitos hospitalares na rede pública de saúde. Não que se feche leitos num hospital para abrir em outro. Até a equipe médica foi transferida para o HMWG. O melhor dessa novidade é que a Secretaria de Estado da Saúde Pública divulga a notícia como se fosse um avanço na melhoria da rede assistencial hospitalar. Santa ignorância!

Agora é claro que existe uma razão para o governo de Rosalba fazer isso: atender norma da Organização Mundial de Saúde (OMS) que prevê o mínimo de 10% dos leitos de um hospital para a terapia intensiva. Só assim o hospital Walfredo Gurgel, principal do Estado em urgência e emergência, passe a contar com quase leitos 50 de UTIs para atender o Sistema Único de Saúde (SUS).

Perdeu um dos hospitais de referência de Natal, que poderia ter seus leitos ampliados e não fechados como fez o governo de Rosalba Ciarlini. É mais um capítulo do desmonte que ocorre neste Estado em várias áreas vitais e não apenas na de saúde. Na segurança pública, é outro exemplo, tem sido desativadas delegacias para que outras funcionem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRAGÉDIA DA PANDEMIA

Com cerca de 300 mil mortos no Brasil pelo coronavírus, e um recorde em 24 horas de mais de 3.000 óbitos, a pandemia se tornou uma tragédia ...

MAIS VISITADAS