terça-feira, 8 de abril de 2014

Boatos em redes sociais

É preciso ter muito cuidado hoje em dia quem frequenta as redes sociais para não ficar repassando boatos. Informações falsas em nada ajudam, pelo contrário podem até prejudicar. Nos últimos dias, por exemplo, foram divulgadas notícias de temporal que estava para acontecer e de fuga de presos em presidio aqui no Rio Grande do Norte, duas informações não confirmadas.

Tanto a meteorologia da Emparn (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte) como o Comando Geral da Polícia Militar desmentiram essas informações logo em seguida. Com que intenção se faz isso ninguém sabe! Se é brincadeira é bom lembrar que com coisa séria não se brinca. Por isso é importante saber selecionar círculos de amizades e de interação nas redes de internet.

A internet pode ser considerada como faca de dois gumes: se usada para o bem ela é útil, interessante e ágil porque funciona em tempo real; se usada para o mal ela se torna um perigo, uma ferramenta inútil e sem necessidade de acessá-la. Seja facebook, twitter, wattsApp, blogs e outros, todos são ferramentas úteis para a vida de hoje em dia que se tornou globalizada, quando se usa de forma positivamente.

Mas usando de forma negativa, fazendo o outro induzir ao erro de repassar algo mentiroso, falso e sem fundamento, pode gerar consequências desagradáveis. Daí é necessário olho vivo para não repassar adiante o que não se recebe de fonte fidedigna, uma das normas do jornalismo. Essa informações falsas começam a surgir com mais frequência nas redes sociais. Todo cuidado é pouco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRAGÉDIA DA PANDEMIA

Com cerca de 300 mil mortos no Brasil pelo coronavírus, e um recorde em 24 horas de mais de 3.000 óbitos, a pandemia se tornou uma tragédia ...

MAIS VISITADAS