quarta-feira, 23 de abril de 2014

Resgate histórico

Embora não conheça ainda a obra, nem estive no lançamento, recebi noticia por e-mail de lançamento de livro que traz importante resgate histórico do Rio Grande do Norte. Trata-se da obra "Arraial do Marco: nosso Porto Seguro", escrito por Tânia Maria da Fonsêca Teixeira. É uma referência ao Marco de Touros, no litoral potiguar, que conta história desse monumento, o mais antigo do Brasil e das Américas.

Pois bem, diz aqui que o lançamento foi nesta terça-feira (22), no final da tarde, na livraria Saraiva, do shopping Midway Mall, bairro de Lagoa Seca, zona leste daqui de Natal. A obra tem como objetivo resgatar a importância histórica da tese segundo a qual a expedição de Pedro Álvares Cabral aportou primeiramente em terras potiguares. Informação que muita gente boa desconhece.

A praia do Marco, no município de Touros, distante 87 quilômetros de Natal, está localizada na divisa dos municípios de Pedra Grande e São Miguel do Gostoso, litoral norte do RN.

Essa obra que acaba de ser lançada se baseia nos indícios e teses do folclorista Câmara Cascudo. Ele reflete sobre a corrente marítima que poderia ter desviado Cabral de sua rota para as Índias. Também leva em conta informações do pesquisador potiguar Lenine Pinto sobre o tempo gasto pela esquadra de Cabral entre o arquipélago de Cabo Verde e Porto Seguro, no sul da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRAGÉDIA DA PANDEMIA

Com cerca de 300 mil mortos no Brasil pelo coronavírus, e um recorde em 24 horas de mais de 3.000 óbitos, a pandemia se tornou uma tragédia ...

MAIS VISITADAS