sexta-feira, 18 de abril de 2014

Economia entra em turbulência

Nesta Sexta-Feira Santa, oremos todos! A economia brasileira entrou em turbulência trazendo indícios de que o governo da presidente Dilma Rousseff (PT) começa a perder o rumo. Lutando contra uma inflação que cresce e assusta, os juros altos, já insuportáveis, não conseguem domá-la.

É mau sinal porque, ao mesmo tempo, sobe gasolina, remédios e agora também aumenta as tarifas da energia elétrica. O governo Dilma está perdendo a batalha para a economia neste final de primeiro mandato, deixando em quase desespero seus defensores, pois a presidente é candidata à reeleição.

O jornal O Globo estampou em sua primeira página de ontem (quinta-fera) que os aumentos na conta de luz já variam de 11% a 29%. Além disso, a tarifa para a indústria subiu até 35% e já é a décima mais alta do mundo. Nesse ritmo de aumentos vamos estourar já o teto da meta de inflação de 6,5%.

Não se trata de alarme, nem de querer ver o circo pegar fogo. O problema é que taxas de juros nas alturas, preços de bens essenciais aumentando, nesse cenário ninguém segura a inflação. Estamos num momento de muita expectativa e preocupação diante do que acontece na economia.

O governo que teve um início de sucesso na economia, com juros em queda, inflação controlada e domínio da situação, agora parece que tudo se volta contra esse mesmo governo, e o que é pior em ano eleitoral, com indicadores de intenção de votos já em declínio em relação ao desempenho da presidente Dilma Rousseff.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRAGÉDIA DA PANDEMIA

Com cerca de 300 mil mortos no Brasil pelo coronavírus, e um recorde em 24 horas de mais de 3.000 óbitos, a pandemia se tornou uma tragédia ...

MAIS VISITADAS