terça-feira, 2 de dezembro de 2014

A era dos VLTs

TRANSPORTE Exemplo de VLT em circulação
A CBTU (Companhia Brasileiras de Trens Urbanos) está dando início nesta terça-feira, 2 de dezembro, a era dos VLTs – Veículos Leves sobre Trilhos, aqui em Natal. Um sistema de transporte de massa mais moderno e veloz do que os trens que estamos acostumados a vê-los.

São também chamados de metrôs de superfície, por andarem em trilhos na superfície em vez de em linhas  por baixo da terra. Mas para nós, trata-se do começo da modernidade que nos chega, para transportar passageiros das linhas norte (Natal–Ceará Mirim) e sul (Natal–Parnamirim), a partir do bairro da Ribeira.

É uma novidade para os natalenses habituados a viajarem em trens sem conforto. Espero que a manutenção desses novos veículos de trilhos deem sempre a sensação de que estamos usando coisa nova de última geração tecnológica. E que essas linhas se espalhem por toda a cidade como eram os bondes antigamente.

A notícia diz que esses trens modernos serão incorporados ao sistema gradualmente, primeiro funcionando em horários de menor fluxo e depois à medida que novas composições forem sendo recebidas passem ao funcionamento normal sem restrições de horários.

Espera-se no futuro outras linhas, como já disse, começando por uma que ligará a Estação Ferroviária do bairro da Ribeira, em Natal, até o Campus Universitário da UFRN na zona sul. Daí por diante outros ramais serão construídos tornando esse transporte outra opção para a cidade.

Tomara que se amplie logo os novos ramais ferroviários, pois a cidade já se aproxima de 1 milhão de habitantes só na capital, sem somar as cidades dormitórios que temos na região metropolitana, mas que sua população trabalha em Natal. Os VLTs são um bom presente de fim de ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRAGÉDIA DA PANDEMIA

Com cerca de 300 mil mortos no Brasil pelo coronavírus, e um recorde em 24 horas de mais de 3.000 óbitos, a pandemia se tornou uma tragédia ...

MAIS VISITADAS