terça-feira, 9 de dezembro de 2014

O verão está chegando

A estação mais quente do ano se inicia, oficialmente, no Brasil, dia 21 de dezembro. Está bem próximo mas o calorão do verão já mostra sua cara, basta sair por aí ao amanhecer do dia. Muita gente já reclama do calor, quando ainda nem começamos a sentir pra valer a temperatura desse período.

É na praça central do bairro, onde as pessoas costumam caminhar e fazer exercícios físicos na academia ao ar livre, que a Prefeitura de Natal instalou para todo mundo, com prioridade para adultos de mais idade. Pela manhã, quando o sol aparece, quase ninguém nos equipamentos que ficam expostos ao sol.

ESTAÇÃO DO ANO Está chegando à época do veraneio
Entre sete e oito da manhã estive por lá em minha caminhada matinal, e apenas eu e mais duas pessoas ocupavam os equipamentos de exercícios. Já dava para sentir o sol quente chegando. Por isso, as pessoas preferem o final da tarde quando a temperatura diminui e o sol se põe.

Dou minha voltas em torno da praça e quase ninguém me acompanha. No entardecer tem muita mais gente, principalmente na época do verão. Na volta, paro num quiosque perto de casa para tomar uma água de coco e a dona do local reclama do calorão já aquela hora da manhã.

O que fazer? É o verão que está chegando e ainda nem experimentamos as altas temperaturas da estação deste ano, que só devem ocorrer entre final de dezembro e janeiro. Bom para o comércio de gelados (sorvetes e picolés) que faturam dobrado nessa época.

Como repórter, fiz muitas reportagens sobre o assunto nesse período. Os sucos de frutas tropicais e refrigerantes para os que gostam, também saem muito, assim como a água de coco e a água mineral. Tem gente que anda por aí com uma garrafinha de mineral na mão, matando a sede.

É o verão quente que começa e muitos se preparam para tirar férias, viajar ou veranear numa praia próxima do litoral. Uns adoram o verão mais do que outras estações do ano. Detestam o inverno, mas eu não, gosto de todas as estações do ano, de preferência as de temperatura amenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRAGÉDIA DA PANDEMIA

Com cerca de 300 mil mortos no Brasil pelo coronavírus, e um recorde em 24 horas de mais de 3.000 óbitos, a pandemia se tornou uma tragédia ...

MAIS VISITADAS