quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Paranoia da insegurança

O noticiário policial das televisões em Natal deixam cada vez mais tenso quem os assiste. Hoje em dia para sairmos de casa ou retornarmos, estamos preocupados com os assaltos que acontecem a qualquer hora do dia ou da noite, em bairros sem distinção de região urbana. É tomar cuidado e rezar!

No último domingo (7), um senhor de 70 anos, funcionário público aposentado, foi assaltado na porta de casa, em Candelária, quando saía em seu carro. Bastou esboçar uma reação normal de quem é surpreendido, e acertaram-lhe um tiro no peito. Bairro nobre da zona sul natalense.

Ouvi relatos pela televisão de pessoas que moram em Cidade Satélite, outro bairro da mesma região, que contam histórias de assaltos quando chegam ou saem de casa, não importa a hora. A bandidagem anda solta por aí praticando todo tipo de crime, geralmente motorizados também, em carros roubados.

Uma dessas famílias teve a filha surpreendida por um assalto que lhe tomaram o carro. Outra pessoa contava que já foi assaltado mais de uma vez. Por aí vão acontecendo esses assaltos que tomam carro, celular, bolsa ou carteira de dinheiro das vítimas. É quase um salve-se quem puder.

Falta policiamento nas ruas, falta políticas públicas para os bolsões de misérias das regiões urbanas, enfim, falta quase tudo para enfrentar essa violência urbana de norte a sul, de leste a oeste da cidade. Os governantes precisam chamarem a si essas responsabilidade de garantir a segurança.

Não é possível viver assim dessa forma insegura, onde menores delinquentes e quadrilhas organizadas dominam a criminalidade na cidade.A sociedade deve cobrar mais investimentos na segurança, mais inteligência e garantia à vida de todos os cidadãos e cidadãs.

Do jeito que caminha, vamos terminar igual aqueles filmes do oeste americano que traziam títulos tal como  "Uma cidade sem lei". Quer dizer, onde não se respeitava mais a polícia nem muito menos a lei. Vivemos outra época e é preciso fazer mais pelo Estado brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRAGÉDIA DA PANDEMIA

Com cerca de 300 mil mortos no Brasil pelo coronavírus, e um recorde em 24 horas de mais de 3.000 óbitos, a pandemia se tornou uma tragédia ...

MAIS VISITADAS