segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Insegurança nos presídios

PRESÍDIO Sistema ainda muito deficiente
Eu fico a imaginar que diabos de presídios temos no Brasil, onde há de tudo, menos segurança propriamente comprovada: escavações de túneis para fugas espetaculares, uso de celulares, armas e entrada de drogas pesadas. Nada do que se espera de um presídio onde cumprem pena condenados de alta periculosidade.

No entanto, convivemos com essas falhas que ao longo do tempo foram se tornando crônicas e não se corrige pelo menos nos presídios estaduais. A Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, na Grande Natal, é um exemplo dessa deficiência gritante que sempre assistimos falhas.

Está certo o juiz Henrique Baltazar, ao dizer numa entrevista à Tribuna do Norte: "Não há como melhorar o sistema sem gastar mais". No seu entender a redução da criminalidade e melhoria da segurança pública, de uma forma geral, passam mais investimentos do sistema prisional do Rio Grande do Norte.

Nós estamos terminando um governo estadual que pouco fez ou nada para melhorar a segurança pública do Estado, que continua conforme as estatísticas com altos índices de criminalidade no RN, principalmente de homicídios. São execuções de uma frequência assustadora.

Ah, como é bom se viver com segurança, baixa criminalidade e estatísticas insignificantes! Isso que a gente vê em países do Primeiro Mundo como a Suécia, outro dia mostrado no Globo Repórter pela jornalista Glória Maria e o apresentador do programa Sérgio Chapelin.

É claro que essa segurança tem que passar pelos presídios, onde condenados cumprem penas sem chances de fuga e de cometer absurdos lá dentro. No Brasil, as regalias continuam e nem a entrada e uso do celular nas prisões se conseguiu impedir até aqui. Tudo dominado!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRAGÉDIA DA PANDEMIA

Com cerca de 300 mil mortos no Brasil pelo coronavírus, e um recorde em 24 horas de mais de 3.000 óbitos, a pandemia se tornou uma tragédia ...

MAIS VISITADAS