quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Boas festas a todos

Quando eu era criança lá no interior, lembro-me de que a véspera do Natal era comemorada como "noite de festa". E lá íamos todos nós passear no mercado público municipal que ficava aberto até altas horas para festejar esta grande data cristã, com muito ponche, alfinim, bolo e outras guloseimas.

Andávamos de banca em banca, de quiosque em quiosque dentro do mercado a procura das novidades. Era uma verdadeira festa para os nossos olhos de crianças, que fazia da noite, antes de irmos dormir, esperar o Papai Noel, a alegria de todos nós.

Foi quase toda a infância assim, até crescermos e chegarmos à adolescência. Daí em diante as ilusões foram se despedindo e aos poucos passamos a enxergar o mundo adulto. Mas o Natal continuou sendo uma festa celebrada em família , de forma cristã ou profana.

Mas parece que o mercado público continua sendo aberto na noite do Natal, mesmo sem a movimentação do passado e com alguma programação especial. Nunca mais passei uma festa natalina lá pela minha terra, a cidade de Afonso Bezerra, a 168 km da capital, porém sei que a data é bem comemorada pelas famílias.

Até o poder público municipal tem se movimentado para o acontecimento, com árvore natalina na praça central e programação específica, além de missas pela Igreja Católica.O Natal é sempre uma festa a se comemorar na véspera, com o feriado no dia seguinte, 25 de dezembro.

Aqui em Natal cidade, capital do RN, que tem o nome da festa, estamos sempre reunidos em família para a ceia natalina, na casa de um ou de outro, mas nunca passamos em branco. É uma data cristã universal comemorada no mundo inteiro. Tenham todos um Feliz Natal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRAGÉDIA DA PANDEMIA

Com cerca de 300 mil mortos no Brasil pelo coronavírus, e um recorde em 24 horas de mais de 3.000 óbitos, a pandemia se tornou uma tragédia ...

MAIS VISITADAS